Pular para o conteúdo principal

Digital vs Físico - Livros | Vida Do Colecionador Iniciante


Você vai talvez achar essa uma discussão sem sentido, mas sente-se na sua cadeira, pegue um toddynho e deixe-me explicar porque o digital briga sim com o físico. E só pra esclarecer, eu tenho opiniões diferentes para livros e quadrinhos.



Eu acho que livros físicos estão às margens de se tornar um artigo de colecionados apenas. Um fetiche, saca? Eu entendo que como colecionador, você talvez deva negar isso veementemente, porém não tente me hackear para escrever no meu facebook frases como "eu faço filmes pornô gay" ainda. Acontece que livros físicos têm muito pouco apelo para pessoas comuns. Gente que vai vagar por aí pra ler um ou outro romance não quer andar um peso e volume enorme. E claro que a capa chama atenção, mas pra romances isso é o máximo de luxe que existe, pois as páginas internas são somente palavras praticamente sem diagramação.



Creio com toda certeza que o dispositivo definitivo para ler livros já foi criado. No momento em que comprei meu ereader eu abandonei TODOS os meus livros físicos. Ler naquilo é melhor que em papel. Eu posso aumentar as fontes, pesquisar palavras no dicionário diretamente nele, procurar trechos, mudar tipografia... Sem contar que é levíssimo, relativamente barato e a bateria dura absurdamente muito. Isso parece blasfêmia pra quem ama livros, mas eu não sou um amante de livros. Eu sou apenas um cara comum que lê uns poucos por ano e que não quer andar com um tijolo na mochila toda vez que quer ler umas 10 páginas de As Crônicas de Gelo e Fogo.

Mas se eu acho que livros físicos estão à beira da extinção, por que eles ainda existem?

Bem, na verdade essa resposta reside nas livrarias. As editoras e livrarias têm uma relação simbiótica em que uma necessita da outra. Se o formato digital prevalecer, ele deve matar muitas livrarias, sem contar as lojas físicas. Se hoje nós temos trocentas livrarias espalhadas por aí, é porque o pessoal tem incentivo de comprar livros físicos ainda. Tanto que ebooks não costumam ter um preço muito competidor e nem são muitos livros que são feitos para o formato digital. Ninguém quer incentivar muito o mercado digital com medo do que ele pode provocar com as lojas que hoje existem.



Vou te falar, no momento em que um livro físico que custa R$ 50, tiver sendo vendido por 10 pratas digitalmente... Nesse momento o jogo todo pode mudar.

Postagens mais visitadas deste blog

Você Precisa Ler Gavião Arqueiro Agora! | Opinião

Vou ser direto aqui: Você PRECISA ler Gavião Arqueiro!

Esses encadernados são incríveis. Ponto! Não discorde comigo, bróder. Só existe uma maneira de você não aceitar minha constatação e isso significa que você ainda não os leu. Com o lançamento de Pequenos Acertos, resolvi escrever esse texto pra te convencer a ler essa história. Eu vou tentar te dar alguns motivos aqui, porém talvez eu não consiga descrever a beleza e diversão que é essa série.



- Matt Fraction
Sendo honesto, eu não conhecia o Fraction. Nunca li nada desse roteirista, então ele assinar a fase do Gavião não era um ponto atrativo. Eu comprei o encadernado na melhor mescla de "estou na banca e achei que isso poderia ser interessante" somado com "não tem nada legal pra levar, vou levar essa bosta mesmo". No entanto, meu irmão, eu vou te contar que esse cara virou uma lenda imediata pra mim. O Matt me conquistou logo na primeira página quando ele descreve "Tá legal... Isso parece ruim". Juro! U…

Super Herói Favorito | Lista

Qual seu super herói favorito?

O meu é o Superman.

Você deve ter torcido o nariz, feito aquela cara de nojo como aquela que as pessoas fazem quando digo que gosto de sanduíche de geleia de amora com requeijão. Talvez tenha pensado que seu super favorito seja alguém mais descolado, mais irreverente... Mais sombrio. Segundo as estatísticas cedidas a mim pelo IBGE, 89% das pessoas que foram assistir Bátema v Superomi estavam torcendo pelo homem morcego. Sendo assim, eu me sinto no dever de justificar porque eu amo o azulão.



Tá, claro que eu amo o Clark Crente pela sua bondade. Se eu pudesse escolher um super herói pra sair das páginas e se tornar realidade, eu escolheria ele. Mas além da sua bondade, o Super tem outro ponto positivo para mim: ele é quase um deus! Nem sempre foi assim, mas vira e mexe o nosso amigão do pega rapaz tá com histórias em que seu poder tá tão intenso que nada parece ser um desafio pra ele.

E é aí que eu me empolgo!


Histórias de super heróis são, salvo exceções,…

DC Quer Acertar O Tom do Superman | Cinema

Talvez eu seja suspeito pra escrever esse texto, pois eu claramente acho que a Warner acertou o tom do nosso ex-usador de cueca por cima da calça em Homem de Aço e Batman v Superman, no entanto eu vou comentar aqui porque a DC vai ter MUITAS dificuldades em acertar a vibe dos próximos filmes do Escoteirão.



Fazem algumas décadas que a editora tenta acertar o tom do Superman nos quadrinhos. Quase sempre, sem sucesso. Revista após revista, você vê o Super sendo reformulado, mudando de poderes,  comportamento, sendo alvo de jogadas publicitárias pra vender alguma coisa (eu tô falando de você, Morte do Superman), então acertar as histórias do Azulão não é algo fácil. Imagina-se que acertar isso no cinema também seja complicado (quase tão complicado quanto comprar a quantidade de quadrinhos que saem em bancas todo mês), mas condenar os filmes anteriores como "isso não é o Superman de verdade" é bem idiota, não acha?



Fazer filmes do último filho de Kripton* é dificílimo porquê faz…